terça-feira, 29 de janeiro de 2019

ESTE NÃO É UM MAMMY BLOG... # 3

mas tenho coisas a dizer sobre amamentação.
Primeiro que tudo cair em fundamentalismos é perigoso, cada um tem direito à sua opinião, pois que a dê e siga a sua vida.
A amamentação é um processo essencial para a saúde do bebé e para estabelecer uma maior relação de afectividade entre mãe e filho, acredito nisso, como tal amamentei as minhas filhas.
Uma durante um ano, a outra os primeiros 4 meses de vida.
A que amamentei durante um ano sempre teve problemas alérgicos que não foram atenuando com a idade, pelo contrário.
A outra faz amigdalites como quem masca pastilha elástica.
Esta foi e continua a ser a minha realidade.
Amamentei até elas quererem e as migas produzirem leite para esse efeito, o que não evitou que as miúdas tivessem alguns problemas de saúde.
Hoje, voltaria a proceder da mesma forma, mesmo sabendo dos tais problemas.
E então, isso dá-me o direito a ser a dona da verdade em questões de amamentação? De criticar mulheres que optam por não amamentar?
Dá-me o direito de atormentar uma mãe sobre os beneficios da amamentação, se ela não o pretende fazer, se está suficientemente esclarecida e sabe o que é melhor para a sua cria e também para si?
Não, não dá.
De lhe chamar cabra insensível que apenas pretende continuar com as tetas hirtas e firmes? Tenho eu com isso?
É salutar a partilha de experiências, de pontos de vista, ideias, sem no entanto, as impor ou fazer juízos de valor, pois se ninguém gosta de ser criticado que aja com os outros da mesma forma.
Em relação a quem amamenta em público, não me causa qualquer estranheza ou incómodo. 
No caso de alguém se sentir constrangido perante tal situação, parece-me que o mais correcto é pedir à mãe que cubra o acto com uma fralda, um pano, o que for do que convidá-la a fazê-lo noutro local.
Agora ide e não se enervem, que uma opinião vale o que vale.



36 comentários:

  1. Concordo totalmente com o teu texto :)) Dá-lhe... :))

    Hoje:- Olha o meu corpo, e delicia-te.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Larissa.
      Cada uma deve decidir o que fazer.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, Magui!

    Não sou mãe, mas concordo com a amamentação durante determinado tempo, mas aceito outras ideias e justificações.

    Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente Céu, é esse o meu ponto de vista
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Acho essas opiniões ridículas, mas pronto as pessoas vivem em volta da maternidade como se isso fosse tudo, e nem respeitam as mulheres que por opção não querem ter filhos, amamentar entrou outros...

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É incrivel como as pessoas vivem obcecadas com isso.
      Tenho uma filha que vive com o namorado e estão sempre a faze-me observações do tipo "não tarda muito és avó" eu respondo que não sei porque essa pode não ser a opção deles.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Um texto bem refleticvo.Felizmente os meus filhos sempre foram saudaveis, amamentei o mais velho até aos quatro meses e os gémeos até aos três meses, não deu para mais rsrs.Com a mudança de leite não houve problema algum.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Amélia.
    Nem sempre as nossas opções e ideias são o melhor para os outros ( nem têm de ser)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Pequeno caso sério29 janeiro, 2019

    Mamas.
    Se eu te contasse o que penei, repito, penei, em prol do pseudo bem estar da bebé, gastarias vários maços de lenços.
    A inexperiência levou - me a acreditar que aquilo faria mesmo bem à miúda.
    Felizmente a miúda percebeu como eu sofria com aquilo e deixou de mamar de um dia para o outro após dois meses.
    Miúda perspicaz. Ainda hoje.
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a questão da amamentação se está a tornar intransigente.
      Tudo pelo bem da criança, esquecendo-se que se a mãe não estiver bem isso será nocivo para o bebé
      A quem sairá a tua filha?

      Eliminar
  7. Hé hé hé hé
    sempre em grande
    e em boa disposição
    tudo se entende em concórdia
    e parece Verão ~.`)

    Sempre no prazer de ler estas linhas
    que transmitem alegria
    é muito bom
    beijinhos e uma feliz noite agasalhada
    que isto por aqui
    está uma brasa
    mas de frio brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr -,`)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concórdia é o que falta nestes temas polémicos.
      Por aqui o frio também chega.
      Boa noite

      Eliminar
  8. Não somos um País livre? Somos? Então faz o que bem entende com os seus bebés e com as suas tetas, lool E, está claro, que temos que respeitar a decisão de cada um!

    Tenho a minha neta do meio que faz 4 anos em Junho, acreditas que ainda mama? A Mãe anda cansada... Ele raramente bebe outro leite não gosta, já experimentaram todo o tipo de leite. Pois raramente lhe conseguimos dar leite. Nem o chocolatado. Quando apanha birra a "pobre da Mãe é que paga" ou seja, a tetinha...É assim. Até são as crianças que mandam e tudo... Tem uma coisa, a semana passada foi a primeira vez que tomou antibiótico por causa de uma otite!

    Pronto, já escrevi um missal e agora vou-me!
    Beijo...Boa noite!

    ResponderEliminar
  9. Tenho uma amiga que amamentou o filho até aos 6 anos, por pura carolice.
    Fazer o quê? O problema era dela.
    Beijinho
    Uma noite feliz

    ResponderEliminar
  10. Nunca passei por esse processo nem passarei :)

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo, Magui, especialmente quando afirmas que tudo o que cai em fundamentalismos é perigoso! (Sobre a música que me deste o teu comentário, "Alcoba Azul", faz parte da trilha sonora do filme Frida, não sei se já viste). Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi algum tempo um filme sobre a Frida Khalo, mas não me lembro se está música fazia parte da banda sonora
      Abraço

      Eliminar
  12. Acho que cada mãe deve fazer aquilo que se sente bem, olhares críticos vão sempre ter
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há sempre gente que só sabe criticar.

      Eliminar
  13. Deixe-me citar uma amiga brasileira porque resume perfeitamente o que aqui escreve e que assino por baixo - "Gosto é feito cu. Cada pessoa tem um!"

    ResponderEliminar
  14. Expressão muito engraçada e que no fundo resume aquilo que penso.
    O pior é que existem pessoas que gostam de meter o nariz em cu alheio.

    ResponderEliminar
  15. Olá Magui
    Nunca fui mãe nunca pensei nisso, mas acho que cada um faz como quiser e ninguém tem nada com isso.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente.
      Ninguém tem nada com isso.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Agradeço a minha mãe ,o seu leite materno fez-me um homen bonito e forte.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também agradeço à minha, mas no meu caso nem me fez forte nem bonita ;))
      Abraço

      Eliminar
  17. Cada mulher é livre de fazer as suas escolhas...até porque ninguém garante que os estudos que hoje dizem que amamentação é benéfica, sejam 100& fiaveis... amanhã podem aparecer outros a dizer o contrário....

    R: Ah,ah...o colar não está incluído, ainda não o usei estou à espera do bom tempo!!



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, essas teorias estão sempre a mudar.
      Já há quem defenda que os adultos não deviam beber leite.

      Pena. Gostei tanto do colar

      Eliminar
  18. Desde que ninguém faça um escândalo sobre isso... :-s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que se respeite não há necessidade de escândalo.

      Eliminar
  19. É tão desnecessário as pessoas entrarem nestes fundamentalismos. Uma coisa é trocar opiniões e experiências, outra completamente diferente é achar que a nossa maneira de atuar é mais válida. Não compreendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que se julgam donas da verdade.
      Isso não existe. Existem opiniões diferentes que têm de ser respeitadas, desde que não sejam fundamentalistas.

      Eliminar
  20. Não concordo nem discordo de quem amamenta ou não. Cada um sabe de si. As mamas são suas, os filhos também e ninguém tem nada a ver com isso. Ponto. Não me choca nada ver, até acho bonito embora ache que deva ser um momento mãe e filho. Pessoalmente e por diversas razões, tive imensa pena de não ter podido amamentar nenhum dos meus, muita pena mesmo. Um teve todas as doenças e mais alguma, o outro sempre super saudável. Vamos lá entender isto das teorias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na generalidade acredito que as crianças amamentadas com leite materno sejam maus saudáveis, calharam-me duas que fugiram a esse padrão.
      O melhor é seguir o nosso instinto no momento.

      Eliminar
  21. Concordo totalmente! Acho que é uma mais valia, e ver também não me causa qualquer transtorno, se a criança precisa nesse momento vai ser evitado só porque estamos em público? Mas claro que é preferível colocar um pano ou algo do género, sente-se sempre a necessidade de ter alguma privacidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há mulheres que encaram tão naturalmente que não sentem essa necessidade de privacidade, mas se o fizerem com recato, não alimentam polémicas.

      Eliminar