segunda-feira, 6 de julho de 2015

HÁ UM ANO ATRÁS

Faz hoje precisamente um ano, encontrava-me de férias com a família, a 160 km de casa, que começou o pior pesadelo e o pior susto da minha vida, em termos de saúde, que me levou 2 vezes ao hospital, no espaço de poucos dias. Com 47 anos de vida nunca me tinha sentido assim, nunca tinha entrado numa ambulância.
Na 2ª vez tive que passar a noite no hospital, saí com uma receita de ansiolíticos, um deles para tomar em caso de SOS.
Mas eu sentia-me sempre em SOS, o mal estar era permanente, tinha a sensação de estar à beira dum ataque cardíaco, constantemente, dia após dia, não conseguia perceber o que provocava aquilo no meu corpo, o único momento em que me sentia bem era depois de jantar quando tomava o ansiolítico e me deitava e conseguia dormir.
Fiz vários exames médicos para despiste, entretanto o meu marido ausentou-se em trabalho e eu fiquei numa angústia tremenda, só com as minhas filhas e com aquela sensação horrível e constante, houve momentos em que desesperei, pensando que poderia morrer e deixar as minhas filhas, quem as amaria como eu, quem cuidaria delas na minha ausência, e eu, caraças com tanto que ainda queria viver e fazer.
Numa tarde de Agosto, tive que pedir a uma colega de trabalho que me levasse ao Centro de Saúde, para ser assistida no Serviço de Atendimento Permanente, mais um comprimido debaixo da língua, sem grandes resultados.
Até que, em finais de Agosto consultei um psiquiatra, que me diagnosticou crises de ansiedade Com a medicação comecei lentamente a melhorar, continuo medicada e a ir regularmente às consultas.
Passado um ano, sinto-me muito melhor, mas, também sinto que esta doença não se apaga facilmente, é teimosa, persistente, insolente e como tal, (e com a ajuda da medicação) todos os dias a combato, muitas vezes vou ao chão, ergo-me com dificuldade, mas o que tenho à minha espera é tanto e tão bom, que não desisto e resisto.
Em “compensação”, estou em processo de aprendizagem; a relativizar, a viver com mais calma, a ser mais sensata, a gostar e cuidar mais de mim.  

Sem comentários:

Enviar um comentário