terça-feira, 21 de julho de 2015

COM TRÊS LETRINHAS APENAS ...

Depois de ler o livro da Filipa Fonseca Silva, Coisas que uma mãe descobre (e de que ninguém fala), um livro descomplicado sobre a maternidade, mas muito verdadeiro, escrito com muita graça e humor, um livro para ser lido por mães e pais de crianças, de adolescentes e adultos, por futuros pais, e mesmo por quem não tenha ou não deseje ter filhos, (biológicos ou não).
A certa altura a autora fala dos vários tipos de mãe e classifica-os em 8 categorias, e foi engraçado perceber se cabia nalguma delas e cheguei à seguinte conclusão; com a Mãe Aleijada, Mãe Aluada, Mãe Fashion, Mãe Hipocondríaca e Mãe Hippie não tenho nada em comum, no entanto, tenho um bocadinho dos outros 3 tipos de mãe; com a Mãe Descontraída identifico-me na frase «no tempo das nossas mães não havia nada destas modernices e sobrevivemos»; Mãe Vai-com-as-outras, quando a Filipa refere «Esta é uma mãe extremamente insegura e que, por isso mesmo, está sempre à procura de conselhos e de aprovação alheia», revejo-me nesta frase, na altura em que fui mãe de primeira água, em que era jovem e calhou-me na “rifa”, uma criança chorona, que dava más noites e que quando chegou a altura de comer, foi o inferno. Quanto à Mãezilla, confesso que ainda hoje, que tenho uma filha adulta e outra adolescente, às vezes (raramente, vá) sou este «tipo de mãe que está sempre em stresse, a gritar com os filhos ou a implementar regras típicas de uma academia militar».
Adorei o livro sobre este papel principal que é ser mãe (e adorei os recados para os paizinhos).
Acho que todas nós, mesmo as mães aleijadas, aluadas, etc., tentam fazer o melhor que sabem e que pensam ser benéfico para os seus filhos, mas, realmente nem a mais perfeita das mães (isso existe?) tem o direito de impor os seus valores às outras.
E já agora, que tipo de mãe se considera a Filipa Fonseca Silva?

Podem visitar a autora do livro através do seu blogue: http://cronicasdumafashionvictim.blogspot.com


Sem comentários:

Enviar um comentário