quarta-feira, 27 de julho de 2016

ERA UMA VEZ ...

uma blogger (embirro com este termo) que lançou um desafio, não para haver uma vencedora a ganhar uma embalagem de sabão macaco, mas para que todas as participantes partilhassem um gosto comum, a leitura. 
E assim nasceu a iniciativa do Livro Secreto, a que aderi principalmente para me obrigar a ler mais, pelo factor surpresa, porque nunca sei (nenhuma de nós sabe) que livro vem a seguir e pelo compromisso  que assumi comigo própria, de ler os livros sempre até ao fim, sem desculpas de falta de tempo ou de gosto. Tem sido uma experiência aliciante, só tenho pena de sermos apenas 13, e de algumas participantes nem sempre lerem os livros na íntegra - compreendo, mas acaba por quebrar o sentido do desafio. 
Para quem há muitos anos, era uma leitora compulsiva e com o tempo foi perdendo essa característica, ler actualmente 1 livro por mês está a saber-me muito bem - Magda, tu não te enerves, mulher! - que a partir de agora é sempre a andar, ou melhor, a ler e, giro, giro, era mantermos esta coisa por mais tempo, mas, confesso que não consigo ler vários livros ao mesmo tempo.
Dos 7 livros que já li (Ok, 6 e meio, que ainda não acabei o último), e deixando de lado o Eça, porque é um dos meus escritores de eleição e de coração, o que mais gostei foi A sombra do vento de Carlos Ruiz Zafón e o que menos gostei Atlas das nuvens de David Mitchell (por esta não esperavas, Sara Matos?), livro que me seduziu, mas que não consigo definir e onde me senti perdida naquela imensidão entrecruzada de tantas vidas e épocas diferentes.
O livro que enviei para o desafio, tenho-o há séculos muitos anos, A pérola de John Steinbeck, baseado num conto popular mexicano, é uma história que ficou retida no meu coração (como referido no livro), que tem para mim um valor inestimável e não o trocava nem pela colecção inteirinha do Eça - cá coisas minhas.
Do que estou a ler neste momento O navegador solitário de João Aguiar, transcrevo uma passagem sublinhada (podemos fazê-lo com os excertos de que mais gostamos) pela Magda e pela Ana Neves: "Como poderei definir? Foi a capacidade de exultar. Com a beleza, os sentimentos, as sensações, os sons, as cores. Ela abriu-me as portas da percepção e do gosto. Escrevo a palavra «gosto» num sentido quase sensual. Saborear um livro, desde o cheiro do papel ao ritmo do texto e à música das palavras e compor de novo, dentro de mim, a história nele contada, traduzida em emoções que me pertencem exclusivamente."
Era uma vez ... uma criatura que teve uma ideia do caraças e com ela arrebanhou outras 12 criaturas.


É a minha praia


6 comentários:

  1. Sabão macaco também teria sido uma valente ideia, mas ainda bem que foi o Livro Secreto :D
    Gosto muito da tua praia - e gostei muito da tua Pérola.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Maria das Palavras. Acho que seria muito feliz como vendedora de sabão macaco e contadora de filmes :)

    ResponderEliminar
  3. Ler um livro por mês... bom, eu leio um por semana (ou dois) mas pronto, já sei que não sirvo de exemplo eheheheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És um bom exemplo, só tenho pena de não o conseguir seguir ☺

      Eliminar
  4. Tenho grandes expectativas com a tua Pérola, já ouvi falar muito bem do autor. :D
    Acho que para quem - como eu também - não tinha ritmo de leitura, 1 livro por mês é um pouco assustador, essencialmente quando são grandes, mas depois de se engatar o ritmo lê-se bem! Eu estou a adorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro o livro e é pequenino, é bom para leitoras como nós. Vais ver que com o tempo vamos ser Magdas em ponto pequeno :))

      Eliminar