quarta-feira, 20 de julho de 2016

JÁ FUI, UI, SE FUI

Adolescente. Não fui a pior ao cimo da terra, mas fui embirrante, insolente, antipática, introvertida, impaciente, palhaça, bruta, muito senhora do meu nariz, possuída pelo espírito peçonhento da adolescência, que num ápice vai da felicidade mais pirosa à infelicidade mais negra, não foi necessário nenhum exorcismo, que aquilo vai passando e a vida foi-me ensinando a ter algum juízo - a vida, sim, não os anos, que esses não interessam p´ra nada.
Certa vez, estando a estudar a 25 km de casa, decidi vir à boleia com uma colega, até chegarmos ao destino apanhámos meia dúzia de boleias, esticámos o dedo a um carro funerário (não parou, imaginem), fizemos um curto trajecto com uma senhora muito simpática que vinha do mercado e ainda tivemos tempo de lhe gamar fruta; outra vez, em que tive aulas ao sábado de manhã, fiquei todo o dia na cidade sem dar cavaco aos meus pais.
Num ano escolar muito profícuo em negativas e em experiências altamente científicas, faltava às aulas, fumava às escondidas (só até o meu pai me encontrar um maço de tabaco e me dar duas galhetas, que ainda hoje embirro com o cheiro.) Não me tornei uma fofura de criatura, mas isso agora não vem ao caso.
Tenho em casa uma filha adolescente, que tento compreender, orientar e ajudar o melhor que sei - mesmo quando me salta a tampa -, só que agora estou do outro lado da barricada, mas esta coisa do armário só dura os primeiros 30 anos, não é?


2 comentários:

  1. Esperemos que sim...
    Porra das miúdas às vezes são mesmo chatas!(a minha há uns meses fez-me saltar a tampa e conheceu uma faceta de mim própria que nem eu sabia que existia. Chama-lhe carinhosamente de "mãe psicopata".) E sim, damos por nós a dizer-lhes aquilo que as nossas mães nos diziam. É caso para dizer: pela boca morre o peixe !

    ResponderEliminar
  2. Penso muita vez, como é possível que o que dá mais sentido à minha vida, seja também o que mais me preocupa, me desorienta e me deixa à beira da loucura, (logo eu, que já sou um nadita passada dos pirolitos).

    ResponderEliminar