quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

UMA LUTA QUE É DE TODOS

Dia Mundial de Luta contra o Cancro, hoje, 4 de Fevereiro. Em Portugal, por hora, morrem 3 pessoas vítimas de cancro, estima-se que a nível mundial esta doença mate cerca de 8 milhões de pessoas por ano, contabilizando mais mortes que o VIH/SIDA, a tuberculose e a malária juntas. Esta é, portanto, uma luta que nos diz respeito a todos, aos que padecem dela e todos os outros, a quem esta terrível doença já terá levado entes queridos, entre familiares e amigos.
É necessário alertar a população para estar atenta aos sintomas, mas também reivindicar junto dos governantes condições dignas para estes doentes, (médicas e não só), mais investimento nesta área, é preciso profissionais de saúde mais sensíveis e atentos (estou a recordar-me do caso de um colega com cancro, a quem a Junta Médica da ADSE considerou apto ao trabalho e que passados dias faleceu).
Não julgo quem apregoa a doença aos sete ventos, quem se isola, quem exibe sem receio a sua careca, quem sente vergonha, revolta, injustiça, desespero, quem nem sequer consegue pronunciar a palavra cancro, é uma dor muito pessoal, cada um reage à sua maneira, o melhor - ou o pior - que consegue, que sabe. Eu sei lá como reagiria se de repente a vida me começasse a fugir aos bocadinhos, eu sei lá, caramba ...

Sem comentários:

Enviar um comentário