segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

LEITURAS SECRETAS

O segundo livro secreto que me calhou em sorte, pertence à autora do desafio, e que livro, e que autor. A Tragédia da Rua das Flores de Eça de Queiróz, escritor português, de quem gosto muito. Em adolescente li grande parte da sua obra, inclusive este livro que agora relembrei.
Eça de Queirós é um fotógrafo das palavras, tal a inteligência, vivacidade e realidade com que escrevia, que consigo visualizar os cenários, as personagens dos seus livros com grande facilidade, até o som do frou-frou dos vestidos das senhoras consigo "ouvir", também aprecio bastante o seu humor, refinado e sarcástico e alguns termos usados, como «pândega»; os amigos tratarem-se muito por «menino».  
Tanto na Tragédia, como em outros seus livros, Eça faz o retrato de uma sociedade (aquela em que viveu) que aparentava mais do que na realidade tinha - uma sociedade que neste aspecto continua muito real, hoje em dia - uma sociedade hedonista, que vivia para as aparências, em que no meio do enredo surge um grande amor impossível, incestuoso (mórbido), neste caso, entre mãe e filho.
Ao lê-lo, veio-me à memória, uma série portuguesa dos anos 80, adaptada do livro, em que as personagens principais, Genoveva e Victor eram interpretadas pelos actores Lurdes Norberto e Antonino Solmer.
É sempre um prazer ler Eça de Queiróz. 
O "freguês" que se segue é Carlos Ruiz Zafón, (acabadinho de chegar).


Sem comentários:

Enviar um comentário