terça-feira, 7 de abril de 2015

AVÓS

Tenho saudades dos meus avós maternos.
Os meus pais trabalhavam, sou filha única, a minha casa durante o dia era a casa dos meus avós, onde almoçava, onde estava até à chegada dos meus pais.
Brincava-se na rua até tarde, com os amigos de sempre e com aqueles que conhecíamos no Verão, os “banhistas”, que vinham dos arredores com as famílias para apanhar banhos de sol e de mar. Quando íamos para a escola os pais não nos acompanhavam, entrávamos e saíamos em grupo.
Tenho muitas lembranças dos meus avós, lembro-me de ouvir fado e música popular com o meu avô (aprendi a gostar de Tristão da Silva, Tony de Matos, Francisco José), num grande gira discos que ele tinha, lembro-me de ir passear com a minha avó em “excursões”, lembro-me de estar com ela grandes temporadas em casa do meu tio em Lisboa, em Entrecampos, e de brincar com a filha da porteira do prédio, menina da minha idade.
Lembro-me de escrever cartas ditadas pela minha avó (que era analfabeta) para os irmãos e sobrinha, emigrantes em França.
Lembro-me da comida em casa dos meus avós; do bacalhau guisado, de comer gaivota, de comer toninho (golfinho pequeno) que dava à costa – chamem-me selvagem – ainda hoje lhes sinto o sabor, (não esperneiem mais, que hoje não os comeria). Lembro-me da minha avó me dar dinheiro para comprar bombocas.
Lembro-me do grande brinco-de-princesa vermelho que pendia pela parede, na entrada de casa deles, lembro-me do poço no pátio, das escadas para o terraço.
Lembro-me da companhia que eles me faziam e que eu lhes fazia, principalmente a minha avó, pequenina, mas uma mulher rija, lembro-me das tardes de Verão passadas com ela em casa da Sra. Aurora, a ver passar os turistas.
Lembro-me do meu avô nos últimos anos de vida, beber vinho quente às refeições.
Lembro-me da minha avó quando se chateava com ele, chamar-lhe “velho da cadela”.
Apenas o meu avô já não conheceu a minha filha mais nova.
Gostava (gosto) muito deles, foram uma parte muito importante da minha vida, foram uns avós presentes e amigos, sonho muitas vezes com eles e é um sonho bom.
Devia ser proibido os avós morrerem aos netos, sem estes ficarem com uma recordação, uma memória deles, com os seus rostos gravados nos seus corações.
Sorte a minha que os tive até muito tarde.
Tenho saudades dos meus avós, mas é uma saudade que não dói, é uma lembrança bonita e feliz.
A minha avó faria hoje 105 anos. Parabéns vó!



Sem comentários:

Enviar um comentário