quinta-feira, 30 de agosto de 2018

MAGUI VAI ORTOGRAFAR SOBRE COZINHA. PASMEM!

Ando sempre à caça de receitas novas para cozinhar, porque eu adoro cozinhar para não estar sempre a repetir as mesmas.
Tenho uma certa preocupação naquilo que como e que dou a comer.
Tenho a noção que mesmo sendo magra e comendo pouco, não faço uma alimentação muito saudável. Gosto de arroz, massas, doces, muitos doces, prefiro o peixe à carne, mas acho bem mais fácil cozinhar carne.
Durante a semana vou com umas colegas comprar comida a um take-away e como no local de trabalho - também já fui adepta da marmita, mas de momento cansei-me.
Perto do meu trabalho abriu um espaço que tem sempre um prato vegetariano. Tenho usado e abusado desse prato ao almoço, até que à uns dias os meus intestinos revoltaram-se e foi um ai jesus m´acuda.
Não se deram bem com tanto verde e eu compreendo-os, também prefiro o encarnado (SLB, SLB!!!)
Por vezes desisto de fazer alguma receita, porque não conheço os ingredientes e não me apetece andar a bater perna pelos corredores dos supermercados desta vida à procura deles.
Um dia destes andava pelas internetes e encontrei uma receita de bolachas feitas com polvilho doce e gamei-a.
Primeiro pesquisei o que raio era polvilho doce e pareceu-me bem.
Fiz as bolachas e saíram benzinho.
Não sendo nenhuma maravilha, gostei e tenho intenção de repetir.
Ei-las, tão lindas.


Deixo a receita para quem quiser experimentar - com um pedido de desculpas ao autor da mesma, mas já não me lembro onde a encontrei.

500g de polvilho doce
3 ovos
1 xícara de açúcar (usei do mascavado)
1/2 xícara de margarina

Colocar os ingredientes num recipiente.
Amassar até obter uma massa homogénea
Formar bolinhas pequenas da massa preparada
Colocar num tabuleiro (usei papel manteiga para não o untar)
Achatar as bolinhas com um garfo
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 15 minutos
Retirar do forno e deixar arrefecer
Guardar as bolachas num recipiente fechado.

Com estes ingredientes fiz cerca de 50 bolachas.
São óptimas para acompanhar com chá ou café.
Ou então comer como se comem tremoços... com uma imperial.
Vocês é que sabem da vossa vida.





29 comentários:

  1. Eu não gosto de cozinhar....mas gosto muito de um cozido à portuguesa, um rancho, uns rojões, umas papas de serrabulho, uma feijoada à transmontana...tudo coisinhas que não fazem mal e ajudam a manter a linha...ah,ah...
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de tudo isso, mas não convém abusar!

      Eliminar
  2. Umm. Parece-me tão bem. Vou levar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, vais fazer que aqui jä se comeram todas ;)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Estavam bons, mas repito, não é nenhum pastel de nata.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Gostaria de as provar :))

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta- Feira

    ResponderEliminar
  5. É a primeira vez que estou a ler sobre esse ingrediente, polvilho doce. As bolachas ficaram com ótimo aspeto :) bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também desconhecia, mas fiquei fã.
      Segundo li o polvilho pode ser utilizado nas pizzas, no pão, em crepes, etc.
      Beijinho

      Eliminar
  6. ~Vejo tanta gente a falar do polvilho doce e nunca experimentei. Fiquei curiosa com essas bolachinhas.

    ResponderEliminar
  7. Muito bem! levei a receita. Esse Polvilho doce....Hummm vou investigar! :)

    Beijos e uma excelente tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pesquisei e fiquei espantada com o que se pode fazer com o polvilho.
      Também existe o polvilho azedo.
      Beijinho

      Eliminar
  8. Olá, bem....pela apresentação a doceira está de parabéns, quem foi que fez os bolos? pelo que li a cozinheira também está de parabéns, com 1, 58 de altura, neste momento peso 166 quilos, sei que estou elegante, mas gostava de emagrecer uns 4 ou 5 quilos, sabe como?.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem fez fui eu, que sou péssima cozinheira 😄😄
      Não seria conveniente consultar um nutricionista?
      Abraço e bom fim-de-semana

      Eliminar
  9. Pequeno caso sério30 agosto, 2018

    Não sei o que é polvilho mas se é DOCE deve ser bom. Maneiras que agora só tens mesmo de enviar-me umas quantas para provar. Não precisam ser muitas...aí umas 50 'tá bom.
    ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Polvilho é fécula de mandioca.
      Vens tarde, estas marcharam num instante, eram do exército ;)))

      Eliminar
  10. São duas para comer enquanto bebo o café após o almoço, se faz favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou registar o seu pedido;)
      Bom fim-de-semana

      Eliminar
  11. Muito lindas, sim sra!
    Se quiseres fazê las mais saudáveis, substitui o açúcar por stevia ou melhor ainda, mel. 😉😘

    ResponderEliminar
  12. SLB ...SLB...desculpe mas... é, decerto, a sua melhor "alimentação". Digo-lhe uma coisa aqui que ninguém nos ouve: AMO de coração a forma desinibida, simples, popular, como escreve. Pureza divina. Pronto. Tenho dito. Ainda existem dessas bolachinhas???? lol

    Feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Obrigada Gil. Essas palavras vindas de si enchem-me de alegria.
    As bolachas já eram! ;)
    Abraço
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  14. Bom aspeto têm as crocantes
    que ao meu olhar já a 100%
    deliciam o momento -.`)

    Jocas de aqui dos Calhaus
    e um grande e feliz fim de Semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom aspecto e não só ;))
      As melhoras
      Abraço e bom fim-de-semana

      Eliminar
  15. Igualmente para ti.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Olá
    Pois os meus intestinos também se cansaram dos verdes, mas o médico diz que quando finalmente começar a fazer o tratamento para a minha doença que posso voltar a comer. Não sei é ainda quando.
    As bolachinhas têm um óptimo aspecto, mas que raio é o polvinho doce?
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  17. Polvilho é fécula de mandioca.
    Eu também nunca tinha ouvido falar nisso. Sempre a aprender ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar