quinta-feira, 16 de junho de 2016

PORTUGAL VERSUS ISLÂNDIA. AVISO JÁ QUE NÃO SE TRATA DE FUTEBOL

Depois de não ter passado horas, nem minutos nem segundos a analisar o jogo de futebol da passada 3ª feira entre Portugal e a Islândia, venho dizer de minha justiça. Portugal tem o melhor jogador do mundo e quer se goste dele quer não, deve ser motivo de orgulho para todos os portugueses; mesmo não ligando muito a futebol reconheço o mérito da Selecção em ser provavelmente, a ÚNICA causa em torno da qual os portugueses se unem. E, sim, desejo que Portugal ganhe o Campeonato.
Quanto ao resultado, não foi demérito de Portugal, mas sim, mérito da Islândia.
Os islandeses, além de ser a primeira vez que se qualificam para o campeonato europeu de futebol, não são para brincadeiras. Acreditam que para chegar a um elevado nível de jogo é necessário o treino de rua - mesmo com o longo e austero Inverno do Árctico - fomentando a criação de campos nas escolas, quando surgiu a crise financeira em 2008 cancelaram estágios no estrangeiro e cortaram nos salários de jogadores e técnicos.
Recuperaram da crise rejeitando as recomendações de austeridade da Comissão Europeia, retirando inclusive o pedido de adesão à Comissão e em três anos acabaram o programa do FMI, recusaram sempre proteger os credores dos bancos que faliram e criaram uma comissão (a sério) para estudar uma maneira de evitar que os prejuízos da banca fossem suportados pelo Estado.
Por tudo isto e muito mais, ambiciono que Portugal supere a Islândia em todos os campos.


4 comentários:

  1. Era bom não era? (não me parece que,no que à forma de gestão de um país diz respeito, venhamos a aprender grande coisa... Portugal, ao contrário do que se diz, não é um bom aluno. É, quando muito, um aluno obediente e passivo. Mas isso não é ser bom aluno.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se um país com menos de meio milhão de habitantes conseguiu, melhor conseguem 11 milhões. Temos que perder o complexo de querer agradar aos de fora, já fomos um povo aguerrido, está nas nossas mãos correr com certa gentalha que só se preocupa com o próprio umbigo.

      Eliminar
  2. A mim só me deixaram ver a primeira parte desse jogo. Ao intervalo a minha menina achou que era melhor umas valentes contracoes em vez daquela miseria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fez ela muito bem, já ao nascer mostrou carácter.

      Eliminar