quinta-feira, 15 de outubro de 2015

DÚVIDAS, INCERTEZAS SOBRE UM FUTURO QUE NÃO ME PERTENCE

Como agir quando os filhos chegam ao secundário sem terem a mínima noção sobre o futuro? Quando estão inseguros, indecisos, desmotivados? 
Quando optam pela área com que mais se identificam (ou com as disciplinas? ou porque foi uma, como podia ser outra), sem fazerem a mais pequena ideia daquilo que devem seguir, ou mesmo, se querem seguir algum curso universitário?
Como os motivar, como os ajudar a encontrar um rumo? Como saber o que é melhor para eles, se fazerem uma formação superior, ou acabarem o secundário e tentarem um emprego? 
Será que fazer-lhes ver que a vida está difícil, mesmo para quem tem um curso superior, é a abordagem mais correcta? Será que deixá-los acabar o secundário e pararem por um ano, para se redescobrirem, reencontrarem, verem o mundo do trabalho noutra perspectiva, através dum part-time, é o melhor nestes casos?
Devemos insistir? Devemos obrigar? Devemos deixar andar? Devemos aceitar?
E quando conversamos, perguntamos e fazemos sugestões, e não sentimos nenhuma reacção, nenhum entusiasmo, ficamos (fico) com um sentimento de culpa tremendo, onde é que errei? O que não fiz? Do que não me apercebi? 
Por não ter passado por isto com a mais velha, negligenciei a mais nova?
Haverá respostas certas? Certezas absolutas?
O que fazer? Como fazer? O que não fazer?
Tantas perguntas sem resposta. Que angústia ...

Sem comentários:

Enviar um comentário