terça-feira, 27 de outubro de 2015

ALTA TECNOLOGIA E MISÉRIA DE MÃOS DADAS

Mina de Luwow; columbite-tantalite ou coltan, são nomes que muitas pessoas como eu, desconhecem, não sabemos onde fica, ou o que seja. Mas, todos sabemos o que são computadores portáteis, smartphones, PDA e outros gadgets.
Porque temos pelo menos um destes equipamentos de alta tecnologia.
Só falta mesmo, ligar as duas coisas: os tais nomes que desconhecemos e estes objectos que fazem parte da nossa vida, dos quais usamos e abusamos, porque queremos acompanhar o progresso e gozar o status que eles nos dão.
Para o fabrico destes equipamentos é necessário um mineral raro, o columbite-tantalite ou coltan, extraído na Mina de Luwow, na República Democrática do Congo. Já se sabe que estes trabalhos são duros e que por isso deviam ser bem remunerados e feitos em condições dignas. Ora, aqui é que a porca torce o rabo!
Porque estes mineiros, incluindo crianças de dez anos, têm jornadas de 12 horas de trabalho, com uma picareta nas mãos, sem sequer terem o auxílio de luvas, auferindo um salário de €2,70 por dia. E a cereja no topo do bolo, é o facto desta mina ser patrulhada pelas Nações Unidas.
Como dizia o poeta "o mundo pula e avança", agora digo eu, e sempre que tal acontece, sinto-me envergonhada por não saber fazer a diferença, porque continuo a adquirir os tais gadgets cheios de estilo, sinto-me indignada pela escravidão que em pleno século XXI, continua a violentar milhões de pessoas por todo o mundo, perante o olhar passivo de todos. Raios partam!


Fotos de Roland Hoskins


Sem comentários:

Enviar um comentário