quinta-feira, 28 de maio de 2015

"QUANDO FOR GRANDE QUERO SER UM BRINCADOR"

O título deste post, pertence a um poema do escritor Álvaro Magalhães, que se chama "O Brincador", do qual me lembrei hoje, por se comemorar o Dia Mundial do Brincar.
No meu tempo de criança não havia este dia, nem era preciso, porque todos os dias eram dias de brincar, no recreio da escola, no final das aulas, na rua, em casa, na casa dos amigos, de semana, ao fim-de-semana, era sempre dia de brincar, não tínhamos muitos brinquedos, mas tê-los também não é sinónimo de brincadeira.
Será que hoje em dia as crianças brincam? Será que têm tempo para isso entre a escola e as muitas actividades extracurriculares?
Entre o estudo, as aulas de música, de dança, de natação, os treinos de futebol, os escuteiros, as horas que passam de um lado para o outro, ainda lhes sobra tempo e força para brincar?
E os pais, no final de um dia de trabalho, a ter que levar e buscar as crianças para as suas actividades, que disposição sobra quando chegam a casa?
Será que nós, pais, não somos castradores, naquilo que deveria ser uma prioridade para as nossas crianças? Brincar, brincar, brincar e porque não dar-lhes também espaço para se aborrecerem?
E os adultos, perderam a capacidade de brincar? Não deveria ser esta, uma actividade intergeracional?
A propósito deste assunto podem ler esta entrevista da psicóloga Cristina Sá Carvalho.


Sem comentários:

Enviar um comentário