segunda-feira, 22 de agosto de 2016

ANDA O DIABO À SOLTA

Sou natural de terra de gente do mar, sempre me lembro de nesta altura do ano, as pessoas mais idosas falarem no Bártolo ou Bértolo (referindo-se a São Bartolomeu) porque o mar fica muito agitado durante dias.
São Bartolomeu, um dos doze apóstolos, terá testemunhado o milagre de Cristo de transformar a água em vinho, o seu dia é celebrado a 24 de Agosto, dia da sua morte por esfolamento. Segundo a tradição popular nesse dia o diabo anda à solta e o mar - como dizem os pescadores da minha praia  - fica ruim como um cão.


4 comentários:

  1. Mau mau olha que eu quero ir ao banho ao mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compras uma bóia e umas braçadeiras. Problema resolvido.

      Eliminar
  2. Fiquei parada na expressão "morte por esfolamento"...consegui vislumbrar uns quantos canecilhas donos disto tudo a quem o castigo se aplicava que nem uma luva. Ou isso ou um encontro a sós com o Hanibal Lecter.Hoje estou do piorio.Deve ser da ventania que aqui está. 😈

    ResponderEliminar
  3. São Bartolomeu também nos deve afectar o cérebro, mas para as minhas bandas esteve um calor dos tomates. Por falar em tomates, era preciso tê-los no sítio para mandar os donos disto tudo, ver o sol aos quadradinhos.

    ResponderEliminar