segunda-feira, 14 de outubro de 2019

ANSIEDADE NA 1ª PESSOA

Os sinais começaram a manifestar-se meses antes, visão turva, taquicardia, aumento da tensão arterial, falta de ar e de energia, "borboletas" no estômago, tremores, um mal-estar terrível, vindos do nada e eu sem lhes ligar importância, a desculpá-los com cansaço.
Até ao dia em que me atiraram para o hospital, por duas vezes, durante o período de férias.
A partir daí nunca mais pararam, eu que já sou magra, parecia um cadáver ambulante, olhava ao espelho e não me reconhecia.
As pessoas são boas a dar palpites, a aconselhar, a gozar com a situação, mas o passo primordial tinha que ser meu.
Sabia que não estava maluca nem deprimida, sabia que não aguentava por muito mais tempo, sabia que aqueles sintomas que me levavam a crer que estava à beira dum enfarte me iam devorando aos poucos.
Não podia continua a desejar que chegasse a noite para poder dormir e não sentir nada, não podia continuar a viver apavorada com medo de quinar com isto, não podia continuar a fazer um esforço descomunal para que as minhas filhas não se apercebessem do tamanho do meu sofrimento, não podia nem queria.
Por isso tomei consciência que padecia duma doença psicossomática e que precisava de consultar um psiquiatra, facto que nem nos meus piores pesadelos me passaria pela cabeça. Pois...
Tive a sorte de acertar com um excelente profissional, tive a sorte de me dar bem com a medicação prescrita, tive (tenho) a sorte de lhe poder pagar 100€ por consulta.
Passados 5 anos, continuo a tomar medicação, mas agora, com dosagem mais baixa.
Tenho um medicamento em caso de SOS - daqueles mesmo fixes que a pessoa mete debaixo da língua - que me irá acompanhar o resto da vida.
Conheço pessoas mais novas do que eu que sofrem do mesmo problema e têm sintomas muito mais graves.
Meus amigos, as crises de ansiedade são fodidas e têm que ser levadas muito a sério.
Ignorem as pessoas sábias que acham que é mania vossa, eu rio-me muito com elas, afinal tudo tem um lado positivo, certo? 
Ignorem quando alguém se incomoda por estarem a mascar pastilha elástica que disfarça o sabor amargo que os medicamentos deixam na boca, ou então não ignorem e partam a loiça toda, afinal têm uma boa desculpa!
Cuidem-se.







55 comentários:

  1. A vida é fodida Magui, mas nós podemos com ela e damos-lhe a volta, não é? És cá das minhas. Abraço apertado

    ResponderEliminar
  2. Olá, bom dia:- Por vezes não sabemos interpretar as incongruências da vida. Abençoado momento em que a Magui, por si só, deu o passo que deu. Muitas pessoas nem imaginam o sofrimento calado, silencioso, que muitas vezes existe numa pessoa e que ela sofre sozinha. Oxalá a saúde marque residência em seu corpo

    Atenção: Por vezes os espelhos são "mentirosos", lol
    .
    POEMA ** Fremente Loucura **
    .
    Desejando uma semana feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A saúde ficou mais fragilizada, mas neste momento estou bem.
      Obrigada
      Abraço

      Eliminar
  3. A nossa mente é poderosa e muitas vezes leva-nos por caminhos que nos impedem de viver uma vida normal...ainda bem que encontraste o profissional certa para te ajudar nessa caminhada.
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. queria dizer: profissional certo

      Eliminar
    2. É uma longa caminhada, sim, mas felizmente levo uma vida perfeitamente normal.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Hé hé hé
    como passei 10 anos esticado numa cama
    acidente
    compreendo bem
    que aqui o Joni milagrado
    também
    do parietal direito mais além
    se safou -,`)

    Beijinhos e boa Semana pra todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deve ter sido fácil, espero que agora esteja bem.
      Beijinho e boa semana

      Eliminar
  6. Nem a propósito! Desde que tratei da minha filha que comecei a ter muita ansiedade e vontade de chorar nervos. Tem dias que ando bem. Hoje, por exemplo, foi um dia sem razões para ansiedades a não ser a chuva que me bloqueou logo de manhã. Um victan e nada. dormir duas horas de tarde, acordei bem. Mais logo vou fazer o jantar a casa da filha e tomar conta dos netos... É assim...

    Beijo e uma tarde feliz!
    As melhoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não facilite Cidália, é preciso ter cuidado.
      Mas cada caso é diferente do outro, por exemplo, nunca me dei bem com o Victan que me receitaram no hospital e que depois o psiquiatria me retirou.
      Melhores dias virão.
      Beijinho

      Eliminar
  7. Fazes muito bem Magui falar disto, é que as pessoas com problemas deste tipo parece que ficam com um rótulo na testa, também tenho um problema e tenho de tomar medicação o resto da minha vida. Também tomo a dosagem mais baixa, não tenho ataques de ansiedade tenho uma psicose, digamos que sou meio maluca sem medicação eheheh, estou-me a rir mas é sério!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que brincar um pouco com a situação.
      Não tenho medo de rótulos.
      Beijinho

      Eliminar
  8. «as crises de ansiedade são fodidas e têm que ser levadas muito a sério», infelizmente, ainda há muito boa gente a achar que é só uma coisinha de nada -.-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito mesmo, Andreia.
      Só quem passa pela mesma situação consegue avaliar.

      Eliminar
  9. Pequeno caso sério14 outubro, 2019

    Teste

    ResponderEliminar
  10. Pequeno caso sério14 outubro, 2019

    Tiro-te o chapéu.
    Aplaudo-te.

    Não é fácil falar sobre as nossas fragilidades e tu, minha menina, falaste desse tema tão sensível e tão controverso, como ninguém.
    Eu disse-te que éramos blogoalmagemeas, não disse? Pois bem, até nesta porra somos parecidas. Sim digo parecidas porque eu só "experimentei" essa sensação uma única vez.
    Estava ao volante com a minha filha sentada no banco de trás com apenas 5 anos.
    Chegou sem que nada o fizesse prever e virou a minha vida do avesso.
    O que se seguiu não foi bonito, nem é uma história para contar aos netos. Não gosto nem de me lembrar por isso, não falo sobre o assunto.
    Deixo-te apenas uma abraço e as seguintes palavras: não estás só. Eu entendo-te perfeitamente.

    Pega também um beijo. Mas não te habitues.
    ;)*


    p.S- descobri que só consigo comentar no teu blog quando o faço no computador pois no telemóvel, não dá.Porquê? Não faço ideia. Só sei que ligar o computador é a ultima coisa que me apetece fazer depois de um dia de trabalho e por isso o telemóvel irá continuar a ser o meu gadget preferido.(desculpa)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, mas não é caso para tanto.
      Tenho tantas fragilidades que 10 blogues não chegavam para as expor.
      É apenas um alerta para que as pessoas (pelo menos as 21 que por aqui passam) tomem consciência que o assunto é muito sério, que merece reflexão e respeito e que ninguém se deve sentir estigmatizado por consultar um psiquiatra.
      Expor a nossa "alma", o nosso lado mais negro não é fácil e dói, estar dependente de antidepressivos para viver o dia a dia é penoso e então?
      O que não nos mata torna-nos mais fortes.
      É muito bom e fundamental ser compreendida,agradeço-te por isso.

      Só te desculpo porque me mandaste um beijo 😝😝
      Pega outro.

      Eliminar
  11. Também já passei por isso há cerca de 30 anos, mas e como tu tive alguma sorte e hoje estou mais ao menos curada, embora ainda tenha às vezes sinta algo, mas tento controlar-me. Tens razão quando dizes que as pessoas são rotuladas de doidas, mas há o karma e esse cai sempre em cima de quem é ignorante.
    Beijinho e força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca mais voltamos a ser a pessoa que éramos, Mena.
      Não desejo mal a ninguém, essas pessoas é que são dignas de pena.
      Beijinho

      Eliminar
  12. Nunca passei por isso. não tenho opinião a dar.
    Retive o "preconceito" que as pessoas têm em relação psiquiatra e aquela ideia parva que é para "malucos". Até ajudou a resolver ou a minorar o problema. Obrigado pela partilha :)

    ResponderEliminar
  13. Amiga desejo que tudo corra pelo melhor tudo de bom mta saude bjs

    ResponderEliminar
  14. Uma maleita tramada.
    E que tem tendência a transmitir-se na família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, nunca questionei o médico acerca disso.

      Eliminar
  15. Também tenho um problema de saude . Embora eu não seja uma pessoa lamentosa aqui o meu desafogo em 77 palavras num texto sobre a minha doença .
    Hóspede imprevisível
    Ao ver aquele indivíduo sombrio à porta tremi sem qualquer razão como uma vara verde.
    - Olá, chamo-me Parkison. Noto que estou no endereço correto.
    Sem convite entrou em casa.
    O intruso empurrou-me sem perda de tempo um folheto sobre quem era na minha mão e disse: Leia-o bem.
    Então, foi informação útil com medidas práticas para aliviar a presença desse hóspede imprevisível.
    Um pormenor importante não estava mencionado na brochura.
    Por quanto tempo continuará alojado em mim.
    Um abraço




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei bem como é, o meu avô materno também sofria de Parkinson.
      Grande abraço

      Eliminar
  16. Sei bem dar valor pois sofre de crises de ansiedade desde os meus 17 anos!
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  17. Também sofro disso, mas já estou medicada e corre bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo medicada tenho dias menos bons, mas a força de vontade ajuda.
      Beijinho

      Eliminar
  18. Acredito que deve ser uma preocupação constante... por aqui, felizmente, nada de nervos!

    ResponderEliminar
  19. Obrigado pelos conselhos aos sintomas que teimamos em ignorar... :-(

    ResponderEliminar
  20. Bom dia
    Vai fazer seis anos que tive um dos maiores desgostos , senão o maior da minha vida . Andava realmente na penúria e resolvi visitar um medico que me aconselhou a fazer outro modo de vida . Dançar , cantar, sair com amigos . Enfim divertir-me . Não foi nada fácil , e ainda hoje tenho dificuldade com esse tipo de vida mais generosa .

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério Joaquim?
      Eu sou um pouco bicho do mato, nas adoro divertir-me.

      Eliminar
  21. É pena que as pessoas gostem de dar palpites em tudo. Palpites que, na maior parte das vezes, não passam disso: palpites. Desabafos de quem julga o sofrimento dos outros com a leviandade de quem come tremoços.
    Cuida-te. Com o coração não se brinca. Isto sou eu a dar palpites quando eu próprio sou desleixado com o meu. A minha "nitroglicerina" já está fora de prazo e ando há quase dois anos para fazer uma cintigrafia. Digo ao médico e à minha Maria que não me tirem a possibilidade de morrer depressa, até porque a outra hipótese é bem real. Essa é que me assusta. :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palpites sobre a vida dos outros é o que todos sabemos fazer de melhor!
      Eu cuido-me podes crer e tu deves fazer o mesmo.
      "Cais" morrer? Isso não é para já.

      Eliminar
  22. Para ti também, Teresa
    Obrigada. Beijinho

    ResponderEliminar
  23. Ainda bem que tens a situação controlada, porque quem sofre de ansiedade...
    Magui, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes ainda se descontrola, mas para a frente é que é caminho.

      Beijinho

      Eliminar
  24. Obrigada pelos conselhos. Desejo tudo de bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Dava tudo para não entender estas palavras.
    Há 2 dias, subitamente, comecei a transpirar, a sentir-me "no inferno", com muito calor, a temperatura rondava os 35.ºC - como é possível estar assim sem ter febre? -, e assim mantive-me durante 20 minutos à espera, admito, de qualquer sinal que indicasse um AVC.
    Já há 3 semanas, no café do Modelo, entre antigos alunos, comecei a sentir-me sufocado, sem ar... Tive de sair a correr.
    E quando, por exemplo, de manhã tenho diarreia e à tarde, prisão de ventre.
    Coisas de ansioso crónico. Claro, que tal como relatas, são tantas as pessoas bem intencionadas. Então agora que aumentei de peso...
    Desculpa o comentário algo agressivo, mas a ansiedade é algo que vulgarizam de tal maneira, que todos dizem ter, que... Se soubessem o quanto condiciona a nossa vida, os efeitos a nível fisiológico, ...

    Abraço,
    P. do blogue Insensato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que ter atenção a esses sintomas, também comecei assim até que cheguei ao fundo.
      Abraço

      Eliminar
  26. em pleno século XXI não faz sentido continuarmos a tratar as perturbações mentais como "manias" e a desvalorizar as queixas de quem sofre desse tipo de problemas :/
    ainda bem que te sentes melhor e conseguiste encontrar um bom profissional!
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Ana, mas infelizmente ainda existe preconceito.
      Obrigada
      Beijinho

      Eliminar
  27. Nunca as tive, mas já estive do lado de alguém que vive nessa guerra constante. E eu que falo de tantos assuntos pessoais, nunca escrevi sobre isso. No fundo a luta é dela, agora que eu já não faço mais parte da vida dela. E que assim se mantenha, não por este, mas por outros motivos.

    Se calhar as crises dela foi algo que nos aproximou logo imenso. Sim, eu sei, eu sou estranho e atraído para mulheres ...falta-me um termo para classificar o tipo de mulheres pelo qual sou atraído sem ser ofensivo, os ingleses chamar-lhe-iam "broken person". E isto sem ofender, é o que é. Se calhar é porque eu, antes de todos os outros, também sou/estou.

    Continuando...
    Eu sei o que é acordar a meio da noite com ela a ter uma crise de ansiedade. Sabes o quanto uma pessoa se consegue sentir impotente, quando vê a pessoa que ama (seja lá o que isso for) a ter um ataque? ..depois de calma e para nos partir o coração em pedaços pequeninos, vê-la desabar em lágrimas porque não queria sentir-se assim, só queria ser "normal".
    Quando estávamos longe, eram telefonemas a meio da noite (porque eu fi-la prometer que me ligava) pois eu conseguia que ela se aclamasse mais depressa. Era uma espécie de "namorado-Victan"! :))) ..tive de incluir esta piada, se não isto não era eu a escrever.

    Portanto, não, não e mania. E quando se ama alguém que tem crises de ansiedade, na minha humilde opinião a única coisa que se pode fazer é transmitir a essa pessoa que não está sozinha e que acreditamos nela. O resto é mesmo com os profissionais de saúde.

    Infelizmente, há pessoas que sofrem dessas crises, mas - repara no que vou escrever a seguir - mesmo podendo não se querem tratar, porque - repara de novo e como já frisaram estamos em pleno século XXI - "não acreditam em Psiquiatras"!! ...só em comprimidos, pelos vistos.

    Infelizmente (de novo), a história não termina com a minha ex, conheço mais pessoas com essa luta. Em especial uma miúda com 24 anos, cujo grau de ansiedade é bem elevado, ao ponto de já ter estado um ano sem conseguir sair de casa, etc, etc. Às vezes fala comigo, desabafa e sinto-me tão impotente que nem imaginas. Por isso reitero não, não e mania. É uma doença e bem séria.

    E na minha forma de ver as coisas, as pessoas que sofrem de ansiedade são soldados numa guerra que não tem fim, dá tréguas, mas não termina. E quando estamos do lado de uma das partes numa guerra a única coisa que podemos fazer é dar-lhes força e energias positivas! ;)

    Força! Nunca desistas e cada situação que tu controlares é uma batalha mais que TU venceste ;)

    Beijinhos cheios de energias positivas ********************

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela tua compreensão, garanto-te que nem todas as pessoas que vivem ou conhecem alguém com este problema, têm esse tipo de compreensão.
      Não me posso considerar uma vencedora porque ainda dependo de medicação, ainda tenho consultas regulares de psiquiatria.
      Vivo um dia de cada vez (credo, que clichê) mas é verdade.
      No entanto aprendi a conviver razoavelmente com esta situação.
      Beijinho

      Eliminar