segunda-feira, 21 de novembro de 2016

EU PECADORA ME CONFESSO

Existem temas complicados de abordar, existe mesmo um certo tabu em relação a eles, como por exemplo no caso da religião, em que a intolerância à opinião alheia, à diferença, à maneira de ser e pensar é bastante significativa. 
Quem não acredita em Deus, é muitas vezes encarado com desconfiança e preconceito. Eu não acredito.
Nem sempre fui ateia, já acreditei, mas por razões várias deixei de acreditar e incomodam-me bastante certos dogmas de algumas religiões. Respeito - o que nem sempre significa que compreenda - quem é crente, quem tem fé e se refugia na religião, seja por sofrimento, por tristeza, por alegria ou devoção, mas também exijo o mesmo respeito para comigo.
Entro em qualquer lugar sagrado, não me incomoda, gosto de apreciar a beleza de catedrais e igrejas, gosto da capela da minha terra construída em madeira, penso que única no país.
Gosto de brincar com algumas pessoas acerca disso, sem ofender. Digo muitas vezes "valha-me Deus", é apenas uma expressão. Quando há uns meses fui submetida a uma intervenção cirúrgica, alguém me disse que rezaria por mim e eu agradeci.
Não sou pessoa de fé em termos religiosos, imagino que quem o é talvez seja mais feliz, aceite as contrariedades da vida e o infortúnio com mais tranquilidade, viva menos angustiado.
Repito, não acredito em Deus, mas se acreditasse faria minhas as palavras do professor e escritor Frederico Lourenço: "Acredito em Deus. Não acredito em nenhuma religião que me queira transmitir Deus."



6 comentários:

  1. Pequeno caso sério21 novembro, 2016

    A religião é como a política : aceito todas mas não acredito em nenhuma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste-me lembrar um provérbio muito interessante que diz, não acredito em nada do que ouço e só acredito em metade do que vejo.

      Eliminar
  2. Eu vivo com um ateu e eu mesma vivo segundo as palavras do escritor que citas!

    ResponderEliminar
  3. eu acredito em Deus. Não acredito é nos homens que estão à frente das instituições que geram os desígnios de Deus na Terra.

    ResponderEliminar
  4. São esses mesmos homens que muitas vezes afastam as pessoas da fé.

    ResponderEliminar