segunda-feira, 10 de outubro de 2016

GOSTO MUITO DE PARTILHAR E AJUDAR O MEU SEMELHANTE

Todos sabemos e reconhecemos que a nossa língua é difícil de aprender. Para quem o português não é a língua materna, existem palavras com elevado grau de complexidade, que as torna difíceis de pronunciar correctamente. 
Exemplos disso, são palavras que contêm a letra X por esta se pronunciar de formas diferentes; palavras com as sílabas lei e rei seguidas; polissílabos; palavras com repetida alternância entre vogal e consoante; dígrafos; etc.
Ora, segundo método nenhum, Magui vai pegar nalgumas dessas palavras e dar uma ajuda aos alunos estrangeiros com bom gosto e ânsia de aprender português.

Amanhã - Tocar a música das Doce "Amanhã de manhã", repetidamente, até que os alunos vomitem, que depressa a pronunciam melhor que eu.

Lagartixa - Garantia de aprendizagem em poucos dias, através do convívio com as tias deste país, que têm todas petits noms como: Tixa, Tuxa, Lixa, Mixa, Nixa, Zixa, Dixa, Tuxa.

Cabeleireiro - Levá-los ao cabeleireiro de alguns jogadores de futebol, saem dali a sete pés, mas a saber dizer a palavra melhor que a Dra. Edite Estrela.

Otorrinolaringologista - Perfilar os alunos perante um portuga com problemas na gorge, a necessitar de consultar o tal otorrinocoiso, a escarrar forte e feio, até aquela pobre gente não só dizer na perfeição otorrinolaringologista, como também: tirem-me deste filme de terror, que não matei ninguém.

Paralelepípedo - Verem alguns episódios da Casa dos Segredos e a cantadeira Maria Leal, para perceberem que são pessoas desprovidas de cérebro, tendo no seu lugar paralelepípedos. Não só ficam a conhecer o que de melhor há em Portugal, como aprendem a correcta dicção da palavra.

É um prazer ajudar.


6 comentários:

  1. Sô Dra Magui a cultivar o intelecto das ' ssoas desde mil nove e troca o passo.😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dôtora com mestrado em Ciências Palermacêuticas 😄

      Eliminar
  2. Cruzes, isso é uma ajuda que deixa uma imagem a desejar do nosso país!!! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é nada, até porque gosto muito deste país, que, coitado, não tem culpa dos paralelepípedos que alberga ;)

      Eliminar
  3. ajudar faz bem. E o português (lingua falada) é dificil sim senhor. Que o diga a minha filha que é disléxica!!

    ResponderEliminar
  4. Ajudar de forma descomplicada é meio caminho andado para a aprendizagem :)

    ResponderEliminar