terça-feira, 21 de janeiro de 2020

VERDADE. NÃO GASTO...

muito dinheiro em livros.
As bibliotecas públicas servem muito bem quem gosta de ler. 
Claro que existem os prazos de entrega que devem ser respeitados, mas muitas bibliotecas emprestam os livros por um mês, mês e meio, o que acho suficiente.
Claro que nem sempre existe o livro que procuramos, mas há que aproveitar a oportunidade para sermos surpreendidos.
E o que dizer de alguns tesourinhos que ainda se encontram nas bibliotecas?
Alguém se lembra?
Não, ? Vocês são todos muito novos, alguns provavelmente ainda usam fralda.
Mas eu, ainda me lembro bem das bibliotecas itinerantes da Calouste Gulbenkian, sou portanto, uma espécie de tiranossauro rex!
Tive esta colecção em miúda, adorava-a, até porque as opções não eram muitas.
Tão bom.
Ainda hoje sou fã de livros infantis e dos excelentes autores que escrevem para crianças e jovens e, felizmente, em Portugal temos muitos.




26 comentários:

  1. Faz um bom tempo que não compro um livro, ganhei alguns de presente mais recentemente (costumava comprar mais quando eu trabalhava em uma livraria alguns anos atrás). Adoro bibliotecas públicas, aqui na minha cidade existe uma que é até boa, mas também faz algum tempo que não vou lá, dia desses mesmo estava pensando em ir, teu post foi como um aviso para eu não esquecer de ir!

    ResponderEliminar
  2. Tbm sou fã da biblioteca. O último livro que li foi da biblioteca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior parte do que leio requisito na Biblioteca.

      Eliminar
  3. Os meus filhos traziam sempre livros da biblioteca para lerem. Eu sou malandra para livros, confesso, lool

    -
    Cofre sem fragmento...
    Beijo e uma noite! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sou das maiores leitoras, mas tento ler um livro por mês.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Há anos que não frequento a biblioteca, mas já fui uma grande utilizadora. Já fui uma leitora compulsiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo tem o seu tempo na nossa vida.
      Mas recorrendo às bibliotecas, a leitura é um hobbie gratuito.

      Eliminar
  5. Era hábito irmos em grupo às bibliotecas itinerantes da Gulbenkian.
    E à biblioteca atrás da Câmara Municipal.
    Memórias de infância e juventude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além do espólio ser da Gulbenkian, as bibliotecas eram geridas pelas Câmaras, assim como hoje o são, as bibliotecas municipais.

      Eliminar
  6. Bom dia
    Lembro-me perfeitamente do primeiro livro que o meu irmão e padrinho me ofereceu .
    Foi " Ali Babá e os quarenta ladrões " e " Sindbad o Marinheiro ". devia ter eu os meus oito anos e guardeio muitos anos com muito carinho.

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muita pena de não ter guardado alguns livros de infância, mas numa determinada altura mudamos de casa e muita coisa foi para o lixo.

      Eliminar
  7. Por cá passava a biblioteca itinerante ...e lá íamos nós buscar livros!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  8. Boas recordações
    já trocadas pelos Desenhos animados
    são quase traições hé hé hé -,*)))

    Bom e feliz dia pra todos
    Beijinhos -,`

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, um hábito saudável que se tem perdido.
      Beijo

      Eliminar
  9. livros infantis para quem está a estudar uma língua estrageira também fica o meio ideal para apreender
    beijos

    ResponderEliminar
  10. Embora faça compras com consciência, por acaso, é nos livros que gasto mais dinheiro.
    Adoro literatura infantil. Há exemplares maravilhosos *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os livros infantis são uma parte do meu trabalho, e realmente alguns são incríveis.
      Pena que a literatura infantil não seja muito divulgada.

      Eliminar
  11. Temos sim e de enorme qualidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As bibliotecas municipais que fazem parte da rede nacional de bibliotecas públicas, estão muito bem equipadas.
      Cabe às Câmaras manter essa qualidade e por vezes é aí que a porca torce o rabo!

      Eliminar
  12. Eu também sou desse tempo ahahah!
    E também tinha desses livros, eram tão lindos!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  13. Lembro-me perfeitamente desses livros... tão doces!

    Também requisito imenso na biblioteca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem, as bibliotecas sem público não têm razão para existir.

      Eliminar