sexta-feira, 3 de março de 2017

LIVRO SECRETO - MAIS UMA FICHA, MAIS UMA VOLTA

Já mencionei várias vezes a iniciativa do Livro Secreto da lavra da M.J., a última das quais aqui.
De 13 pessoas da 1ª edição, passámos para 27 na 2ª, que já anda a rodar. O que significa que durante dois anos e 3 meses, vamos ter de ler um livro por mês, o que no meu caso, é um desafio do caraças por muitas e variadas razões.
Ler um livro que não foi escolhido por mim, um livro cujo autor desconheço, um livro que vou amar, outro que vou detestar, um livro que me vou ver grega para ler. Mas, uma vez aceite o desafio, nem pensar em desistir e também já decidimos que estamos proibidos de quinar durante estes 27 meses, seria de mau tom!
Desta vez, temos dois homens, que representam muito bem o sexo fraco masculino.

Já tenho comigo o livro da 1ª edição, o meu querido e velhinho A pérola de John Steinbeck, que vem mais valioso depois de ter passado por 12 pessoas diferentes. Um livro poético e muito actual, sobre a grandeza e miséria humanas.

Para a 2ª edição escolhi O vendedor de passados de José Eduardo Agualusa. Descobri o autor através dos seus livros infantis e este foi o primeiro para "gente grande" que li dele.
Quantos de nós não gostaríamos de recorrer a Félix Ventura, na procura dum sonho, uma ilusão que ficou esquecida/perdida no passado e torná-la realidade no presente? Quantos de nós não gostaríamos de ter a lucidez de Eulálio?
Um romance que nos leva pelas ruas do absurdo, dos enganos, de alguma sátira política, mas também da paixão e da amizade.
Encontrei na escrita de Agualusa, uma luminosidade de que gosto particularmente e que é muito própria dos escritores africanos.

O livro que recebi é de João Aguiar - autor que só conhecia da colecção O Bando dos Quatro - A encomendação das almas, de que estou a gostar muito, como já tinha gostado d ´O navegador solitário da 1ª edição desta iniciativa. Um autor a reter.

Boas leituras para o grupo do Livro Secreto e para todos os que gostam de ler.

Aqui fica a lista dos livros "a concurso".





4 comentários:

  1. Aqui o "home" do sexo fraco leu o livro dele em 3 horas. Etapa 1/26 ultrapassada 😀

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que estás a gostar! ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto da iniciativa e adorei o livro do João Aguiar.

      Eliminar