sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

SEGUNDA CHAMADA PARA O LIVRO SECRETO

Já falei aqui acerca do desafio da M.J., que lançou o repto do Livro secreto em 2015. Gosto dum bom desafio e aceitei-o juntamente com outras doze pessoas, que deu origem a um grupo de treze leitoras contando com a M.J., que se chegaram à frente cada uma com o seu livro para ser lido pelas restantes.
Todos os meses cada uma de nós recebia via CTT, um livro, secreto porque não sabíamos que livro nos calharia em sorte. 
Chegada ao fim a primeira edição é tempo de fazer um pequeno balanço. 

Foram estes os livros de 2015:
A pérola de John Steinbeck (que é o meu); Atlas das nuvens de David Mitchell; A tragédia da Rua das Flores de Eça de Queirós; A sombra do vento de Carlos Ruiz Zafón; A luz de Stephen King; A contadora de filmes de Hernán Rivera Letelier; O novíssimo testamento de Mário Lúcio Silva; Navegador solitário de João Aguiar; Adultério de Paulo Coelho; O plano infinito de Isabel Allende; Lua-de-mel em Paris de Elizabeth Adler; As velas ardem até ao fim de Sandor Márai; Uma mulher não chora de Rita Ferro.

Porque me meti nisto? Porque eu, que fui uma adolescente devoradora de livros, tornei-me numa preguiçosa do pior em termos de leitura e achei que desta forma me iria disciplinar e sair da minha zona de conforto ao ler livros que de outra forma, seguramente não leria. Não esquecendo a "amizade" que se criou entre o grupo - havendo pessoas com quem interajo mais, mas a realidade é mesmo assim.

Livros de que gostei mais e menos - Com excepção do livro da Rita Ferro (que ainda não recebi), li-os todos. Os meus preferidos foram A sombra do vento e As velas ardem até ao fim, os que menos gostei Atlas das nuvens e Adultério, por motivos diferentes. Paulo Coelho não é de todo um autor que aprecie.
Deixo um apontamento sobre o livro Lua-de-mel em Paris, que não sendo o meu tipo de leitura, achei piada à história, uma mulher de meia idade que descobre a traição do marido, que sempre se focou na carreira em detrimento da família e que parte para Paris, com um jovem por quem se apaixonou, percorrendo os locais da sua lua-de-mel. Toma, vai buscar!

Pontos negativos? A ida aos correios e os portes. Mas, até esses se podem reverter a nosso favor. O preço do envio de um livro, não é caro, têm é que escrever no envelope "contém livro", e se fizermos as contas, no final do ano gastámos o valor dum livro que não vai amarelecer nas prateleiras lá de casa. A ida aos correios permite reforçar a nossa paciência e no meu caso em que a estação dos Correios vende livros que estão acessíveis aos clientes, ia buscar um para ler enquanto esperava pela minha vez, ficou a meio, estou com esperança de acabar de o ler este ano.


A M.J. decidiu e bem (obrigada, por isso), continuar com o desafio este ano, portanto, vai haver uma 2ª edição do Livro Secreto. 
Quem se quiser juntar a este grupo, faz favor de dar um passo em frente, garanto que não se vai arrepender, não é preciso ter blog para participar e homem também entra.
Passem pelo blog da M.J., E agora? Sei lá!, cujo link deixei lá em cima, que ela explica lá tudinho, deixo também o e-mail dela caso tenham alguma dúvida, ou para onde podem enviar a vossa participação (não digam ao povo qual o livro que pretendem enviar, digam apenas à M.J.): eagoraseila@sapo.pt

Termino este post que já vai longo, com uma frase do último livro que li,
 As velas ardem até ao fim
"A realidade não é a verdade. A realidade é apenas um pormenor."


PARTICIPEM. JUNTEM-SE AOS BONS - no caso da 1ª edição, às BOAS





2 comentários:

  1. é um desafio interessante. Para quem como eu, tem os livros na prateleira à espera de serem lidos, não era mau de todo este desafio. Tenho receio de quebrar...não sei se entre. Vou pensar um pouco. Se não tivesse os meus trabalhos extras que são as minhas costuras, de certeza entrava já no desafio...ai, as prioridades da vida!!

    ResponderEliminar
  2. Era um prazer ter-te no Grupo

    ResponderEliminar