terça-feira, 17 de março de 2015

YANIS, ESTOU CONTIGO

O ministro das finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, concedeu uma entrevista à revista francesa Paris Match, onde abriu as portas de sua casa, com vista para a Acrópole, deixando-se fotografar com a sua esposa, a artista plástica Danae Stratou.
Caiu o Carmo e a Trindade.
Então o homem é ministro dum governo de esquerda e ousa tamanha ostentação, quando a pobreza e o desemprego atingem grande parte do seu país?
Então o homem que anda constantemente em viagem para renegociar a dívida grega com os europeus donos disto tudo, ainda tem tempo para este fait divers?
Então o homem que é de esquerda não tem vergonha de ter uma vida confortável?
Então o homem que é de esquerda não devia viver numa rulote com avançado num qualquer parque de campismo?
Então o homem que é de esquerda não devia ser casado com um camafeu e não com uma loira jeitosa? Então o homem tem bom gosto?
Então o homem que é de esquerda é carinhoso para a esposa?
Então o homem que é de esquerda come à refeição salada, peixe e vinho da ilha, em vez de comer sopas de cavalo cansado e couratos fritos em banha de porco?
É verdade, Yanis Varoufakis é um homem de esquerda, mas também podia ser de direita ou do centro.
Porque todos os homens têm direito a viver uma vida digna, que lhes permita não ser escravos de nada nem de ninguém. Porque todos os homens têm direito a usufruir do lado bom da vida, através do seu trabalho, e não devem pagar pelos erros das elites intocáveis, porque todos os homens são livres.
Varoufakis não pretende, com certeza, que todos os seus concidadãos vivam numa casa junto da Acrópole nem que tenham jacto privado, mas deseja que todos eles vivam e não apenas sobrevivam, que todos tenham um trabalho remunerado e que tal como ele, possam viver confortavelmente, deseja que eles possam escolher entre um fim-de-semana a dormitar no sofá ou visitar uma galeria de arte, que possam escolher entre passar as férias na Costa da Caparica lá do sítio ou visitar o Louvre em Paris ou o Science Museum em Londres, e acredito que deseje direitos e deveres iguais para todos.
Varoufakis não tinha necessidade de se meter nesta alhada, pois até tem uma vidinha folgada e agradável, mas se calhar pensou, «eles não aguentam mais.»
Tal como escreveu Clarice Lispector: "Se não for hoje, um dia será", seja na Grécia, em Portugal ou noutro qualquer canto do mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário