segunda-feira, 20 de abril de 2020

MEXE E REMEXE

Ontem armei-me em Magui Marie Kondo e destralhei, que uma pessoa tem que ocupar a mente nem que seja a contar pintelhos.
Qué dizer, tirei dum lado e pus noutro.
Abri uma arca onde ainda tenho cenas do enxoval - sou do tempo em que as mães começavam a preparar o enxoval das filhas, assim que acabavam de parir - de onde tirei algum proveito.
Sacas de tecido para pão. Quando comprar pão, chego a casa, pego nele com uma pinça e enfio-o na saca antigamente.
Panos de cozinha com ponto picô, para substituir os que tenho a uso que já viram melhores dias.
Toalhas de mesa todas catitas, o facto de terem perto de 40 anos, não lhes retira beleza, ora essa.
E a cereja no topo do bolo - que depois da foto voltou a recolher ao fundo da arca - este penacho.


Passo a explicar o que é, que vós sois pessoas simples.
Uma salva, 2 passarinhos com um biquinho, onde foram depositadas as alianças de casamento no ano de 1990 d. C.

Para a próxima talvez encontre o vestido de casamento que me irá ser muito útil para transformar em máscaras sociais.



43 comentários:

  1. Há-de andar lá em casa uma salva de prata que me ofereceram para colocar as alianças no meu casamento.
    Onde?
    Pois, isso é que já não sei.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontrei a minha por acaso, já não me lembrava onde a tinha guardada.
      Boa semana

      Eliminar
  2. Recordar faz bem
    este estado de sítio
    é que não a ninguém hé hé hé `_'´

    Beijinhos e uma bela Semana------- de clausura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma recordação meramente casual.
      Beijo e boa semana

      Eliminar
  3. pois...ainda bem que decifrou essa arte do penacho que eu não chegaria lá. No meu casamento só houve mesmo as alianças e ainda por cima diferentes uma da outra que não transigi com essa anilha larga no meu pobre dedo. Diga-se que, mesmo cingida ao mínimo, pouco a usei. Mal o partnaire pousou a sua com a desculpa de que lhe estava larga, a minha fez igual caminho. Mas gosto um imenso do meu vestido de noiva que na realidade é saia e blusinha e me custou vários meses de trabalho e algumas peripécias. Nunca farei dele o que quer que seja, tenho pavor a estraçalhá-lo, embora já o tenha emprestado e eu mesma vista por vezes a blusa.
    Em compensação, minha mãe não me fez enxoval, tinha apenas uma toalha de rosto dada por ela suponho que para levar comigo quando me hospedei para tirar o curso e de que não necessitei. Foi mais tarde, por insistência de uma amiga na posse de uma dessas arcas cheias de material e gosto materno, que comecei a fazer o enxoval já na adultícia e achando muito mal empregue o dinheiro que nele gastava. Levou a coisa a peito e obrigava-me a compras mensais - tinha até uma lista -, acompanhando-me nas aquisições ainda assim eu não me desviasse do proposto. Havia meses em que eu não dispunha de verba e ela comprava na mesma e pagava-lhe no mês seguinte. Deixei-me influenciar pelo seu gosto vanguardista e depois houve várias coisas que quase não usei e breve substituí por não me identificar com elas:). Mas hoje, olhando para trás, reparo que teve o seu encanto, de cada vez que saíamos a compras havia um extraordinário, um filme, um almoço, um passeio. Foram tempos de excepção para o duo, os primeiros anos da nossa liberdade.
    Bom dia e boa semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raramente tiro a aliança e durmo com ela.
      O meu marido também não usa, mas não me incomoda.
      Tive a sorte e a felicidade da minha avó materna me oferecer o vestido, já o tinha feito com os outros netos que casaram antes de mim.
      Tenho duas filhas nunca lhes fiz enxoval. A minha mãe e a minha sogra ainda fizeram para elas, mas a mais velha já casou e continua tudo dentro duma arca em casa da minha mãe.
      Boa semana.

      Eliminar
  4. Bom dia
    Há quem tenha mais sentimentalismo que outros .
    Temos de respeitar .

    JAFR

    ResponderEliminar
  5. Também sou desse tempo. Até porque os lençóis que se faziam ( a minha mãe comprava os tecidos e fazia) Só que "hoje" as camas são mais largas. Tenho muita coisa. Trago a uso toalhas de mesa daquelas com 3 metros com mais de 20 anos. Já começam desmanchar-se nas pontas. Mas estimo-as pela idade! :)

    -
    Arrepio na mente ...
    -
    Beijos e um excelente semana.
    "Vai ficar tudo bem"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe também mandou fazer imensos lençóis a uma costureira.
      Ainda estão muito bons, mas já não os uso porque mudei de colchão e é mais largo que o outro.
      Beijinho

      Eliminar
  6. Ahahahahahaha. Sentido de humor magistral

    Escreveu: "" ... que uma pessoa tem que ocupar a mente nem que seja a contar pintelhos.""

    Agora que as cabeleireiras estão fechadas ainda era capaz de contar meia dúzia deles. Logo, logo, vem o Verão, o sol, o calor, abrem os cabeleireiros, praia, depilação e... nem um (zinho) para contar...lol ...( Brinquei )

    Fique bem.
    Cuide-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que sim Ricardo.
      Nem quero saber do cabelo e da depilação, mas é sinal que vamos voltar à normalidade sem este maldito vírus.
      Abraço

      Eliminar
  7. Abri a postagem e a primeira que olhei foi a imagem, por alguns segundos achei que fosse uma espécie de galinha branca de decoração! Agora entendi do que se trata! Siga tomando cuidado! Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, acredito que muita gente não identifique.
      Abraço. Fique bem

      Eliminar
  8. Uma relíquia :D
    O que uma pessoa descobre quando anda a destralhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Andreia.
      Já andava longe de imaginar onde ela se encontrava.

      Eliminar
  9. Ahahahha!! Mas que riqueza!! Eu também sou do tempo do enxoval, os lençóis agora são pequenos para a cama vê lá!!!
    Mas as toalhas tenho usado tudo!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda uso muita coisa do enxoval, dá sempre jeito.
      Beijinho

      Eliminar
  10. É antigamente havia essa sena dos enxovais lol mas dá jeitinho sim, não gosto muito de rendas e afins mas... uso-os. Esse panacho até é giro ahahahah velhos tempos né :)
    Beijoca e continua com as arrumações que te faz bem.

    r: eu não estou em casa, estou a trabalhar, mas a dieta já vem de janeiro lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não aprecio as rendas, mas vão dando jeito.
      Bem bom em pouco tempo teres perdido esse peso.
      Beijinho

      Eliminar
  11. eheheh também tenho um desses, parecidissimo, guardado na minha arca, o meu de 1991 :)
    A arca, essa já vazia de enxoval que está tudo a uso, guarda memórias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho outra arca com memórias, principalmente das minhas filhas pequenas.

      Eliminar
  12. Hehe!As coisas do enxoval uma vez adquerido não mais come dinheiro
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Come, porque as coisas não duram para sempre.
      Beijo

      Eliminar
  13. Some are more sentimental than others.
    We have to respect it.

    prosphairshop human hair wig

    ResponderEliminar
  14. De vez em quando é preciso mandar embora aquilo que já não nos serve....mas há objetos, que marcam alturas especiais da nossa vida e acabam por ficar para sempre....
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim.
      Este foi mesmo um acaso porque não me lembrava onde o tinha guardado.

      Eliminar
  15. Bom dia. Passando a fim de desejar um dia feliz. Está um sol lindo mas... FICAR EM CASA ... é o melhor remédio

    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Ricardo.
      Por aqui o sol espreita entre as nuvens.
      Abraço

      Eliminar
  16. Eu tenho uma caixa de plástico, grande, onde todas essas recordações estão guardadas. Nessa, não se mexe. Nem com o COVID!

    Mas, por outro lado, descobri dois dossiers ainda com facturas da casa que vendi há 3 anos, seguro do carro que não tenho há 8 e etc.

    O ano passado, quando fiz a mudança para a casa nova, julgava ter dado uma volta a tudo e afinal foi preciso vir o "senhor covid" para fazer estas descobertas e consequente limpeza.

    Um abraço do Algarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda tenho um dossier do secundário guardado. É uma relíquia muito especial.
      Abraço e fica bem.

      Eliminar
  17. Uau que pérola, bem giro ;)

    ResponderEliminar
  18. Já tinha saudades destes "teus dias"...

    Obrigado pela explicação, a pessoa simples que há em mim nunca teria lá chegado sozinho (sorrisos)


    Acho que fazes muito bem "dar-lhe" uso, é teu e muito certamente dás um valor especial que provavelmente não terá no futuro, ou seja, não defendo que deva ser guardado para os filhos um dia acabarem por deixar num canto da garagem ou no lixo…

    As máscaras vão ficar bonitas e cheias de estilo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu própria se visse a foto não chegava lá facilmente 😃
      Sempre disse à minha mãe que não havia necessidade de fazer enxoval para as netas e o certo é que lá continua tudo.
      Um dia destes tenho que ir lá bisbilhotar.
      Abraço

      Eliminar
  19. A santa da minha sogra, até fez uma colcha em croché, aos quadradinhos de metro e meio, como a da Herminia Silva, que deve estar encafuada no fundo de alguma gaveta, porque aquilo pesava tanto que a minha Maria, nos seus 45 quilos mal pesados, ficava de espinhela caída a fazer a cama. 🤣

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho uma que a minha mãe fez, mas em lã, é fofa e leve.

      Eliminar
  20. Como ainda não estou ajuntada assim há tanto tempo... nesta quarentena queimei 2 panos de cozinha (mas tenho mais uns 15) e uma pega de forno (esta é que me lixou, que só tenho mais uma...)
    Desencanta aí umas prá amiga! ahahahah

    ResponderEliminar
  21. Obrigada.
    Já foi mais bonita.

    ResponderEliminar